QUEM SOMOS

A Associação ShaoLin de Kung Fu (ASKF) é uma das pioneiras no Kung Fu brasileiro, uma das mais antigas e tradicionais escolas de Kung Fu do Brasil.

Fundada em agosto de 1977, uma época bastante difícil, a ASKF superou inúmeros obstáculos. Vale lembrar que na época da fundação da escola o país vivia uma ditadura militar na qual o ensino de artes marciais, sobretudo provenientes de um país comunista eram observados com muito cuidado pelo governo. 

Com perseverança, determinação e muita garra  e prosseguimos aprendendo e ensinando a cada dia, procurando transmitir a todos esta nobre arte. Formamos inúmeros instrutores, professores, competidores e, acima de tudo, pessoas melhores.

A ASKF foi fundada pelo Mestre Dirceu Amaral Camargo, pessoa de grande importância no desenvolvimento da arte no Brasil, sendo reconhecido internacionalmente pelo seu excelente Kung Fu.

Em 2010 a ASKF funde-se com a TAOM, empresa que passa a administrar e coordenar suas atividades e pólos. Nasce então a ASKF TAOM, visando dar continuidade ao desenvolvimento do Kung Fu no Brasil, reinserindo a escola e seus atletas no cenário mundial.

A TAOM é dirigida por dois discípulos diretos do Mestre Amaral, Professor Otávio A. Oliveira e ShiFu Renato Calheiros de Barros, ambos exemplos de comprometimento no desenvolvimento do Kung Fu nacional, sendo membros ativos da Liga Nacional de Kung Fu.

Nossos alunos e instrutores participam de diversos campeonatos nacionais e internacionais, nas categorias de demonstrações de técnicas de mãos livres e armas, toishás que são lutas combinadas e lutas propriamente ditas. Na maioria das vezes estamos entre a escolas com maior número de competidores e na maioria das vezes nas primeiras colocações.

Uma das maiores vitórias tanto para nosso esporte como para nós como treinadores e entusiastas da arte e, sem dúvida alguma para os nossos atletas, é o reconhecimento de nosso valor por parte do Ministério dos Esportes, que desde 2013 vem beneficiando atletas brasileiros através do Programa Bolsa Atleta, de forma a melhorar suas condições de treino para que representem seu país. E entre os atletas contemplados com o benerício internacional estão alguns de nossos alunos e instrutores.

Embora nem todos os alunos tenham a intenção de competir, a prática do Kung Fu traz muitos outros benefícios como redução de peso, diminuição de stress, melhoria do preparo e condicionamento físico, segurança, foco, serenidade, entre tantos outros.

Como já dissemos, nosso principal objetivo é formar pessoas melhores, promovendo esta melhoria inicialmente em cada um de nós mesmos e assim criando condições maiores a cada dia para melhorarmos o mundo em que vivemos.

Realizamos esta missão através da arte chamada KUNG FU!